A Cor Púrpura

 

 

Após ter sua reputação estruturada a partir da direção do longa "O Enterro de Kojo", em 2018, Blitz Bazawule se aventura em uma nova empreitada cinematográfica que transcende os limites do convencional. Em 'A Cor Púrpura', o diretor ganês promove uma imersão em um turbilhão de emoções que se desdobram em ricas experiências sensoriais – vívidas, cativantes e multifacetadas.

O formato musical da releitura do premiado romance de Alice Walker publicado em 1982 não vem, em absoluto, servir de parâmetro frente à versão irretocável do longa de mesmo título, dirigido por Steven Spielberg, lançado 1985. Com uma pegada estruturada no exemplo feminino que insurge contra a cultura dominadora masculina, Bazawule elege duas personagens coadjuvantes – Sofia e Shug Avery – para terem seus status elevados ao nível de protagonismo, juntamente com o de Miss Cely – a cereja do bolo de ‘A Cor Púrpura’.

Se a fotografia da versão de Spielberg era de tirar o fôlego, o musical de Bazawule prima por explorar a evolução tecnológica da disciplina, aliada ao seu olhar estético gerador de obras de arte em movimento, meticulosamente elaboradas. As cenas coreografadas ao som da trilha sonora são mixadas à narrativa sem pontos de inflexão, mas contemplam o elemento surpresa – como se o espectador fosse surpreendido pela eclosão de um Flash Mob e dele fosse impelido a participar.

A interação entre luz e sombra, a intensidade das cores e os elementos atmosféricos meticulosamente controlados, não apenas complementam, mas amplificam as nuances emocionais da história. É uma sinfonia visual que ressoa para além da tela, deixando uma marca indelével na mente do espectador. Tais números musicais surpresa ficam por conta de “Hell No!” interpretada por Danielle Brooks, no papel de Sofia, “Shug Avery” por Fantasia Barrino – como Celie – e Colman Domingo – como Mister, de ‘Miss Celie’s Pants” nas vozes de Fantasia, Danielle Brooks, Taraji. P. Henson, H.E.R. & The Color Purple Ensemble, e de Miss Celie’s Blues (Sister) interpretada por Taraji. P. Henson e que, na  versão de 1985 foi sustentada pela voz de Táta Vega e pela dramatização de Margaret Avery, no papel de Shug.
De um modo geral, o longa se beneficia imensamente do talento do elenco, que infunde vida e autenticidade em suas respectivas personagens. As atrizes, com suas presenças magnéticas, agregam uma dimensão adicional à narrativa, tornando cada momento, uma experiência envolvente ao extremo. A jornada de empoderamento das personagens femininas ressoa de maneira tão vigorosa quanto o atual momento em que vivemos demanda por respeito à diversidade, servindo não apenas como um testemunho da força feminina, mas também como um sinal inspirador para a resiliência humana diante das adversidades.

No entanto, é imprescindível reconhecer que o filme não está isento de críticas. Embora sua abordagem inovadora e estilística seja admirável, há momentos em que a artificialidade da narrativa pode distrair o espectador da mensagem subjacente. A fusão de elementos do gênero musical, embora impactante em muitos aspectos, pode parecer excessiva em determinados momentos, obscurecendo a profundidade emocional da história. Além disso, a representação da cultura "africana", por vezes, cai em estereótipos simplistas, refletindo mais as concepções preconcebidas do imaginário ocidental do que uma compreensão genuína e complexa da diversidade cultural do continente.

A profilaxia do filme é indubitável, em várias passagens que parece demasiado sublinhado, sobrecarregado, desajeitado, solene e manipulador, como se a importância dos problemas que aborda não lhe permitisse ousar por receio de chocar.
 

resenha:psales e msenna


Comentários

Postagens mais visitadas