Depois da Morte

 

Depois da Morte

Dirigido pelos diretores americanos Stephen Gray e Chris Radtke, o filme documentário "Depois da Morte" levanta questões sobre experiências de quase morte – também conhecida pela sigla EQM – e define suas interseções com a ciência médica através de depoimentos tidos como verídicos. Lamentavelmente, a dupla assume um viés tendencioso a ponto de ser interpretado como uma tentativa de ludibriar o público, mais do que desenvolver uma análise objetiva e científica sobre a matéria.

Quase que protagonizando o documentário, o cardiologista e autor renomado Dr. Michael Sabom, recebe justo destaque pela sua vasta experiência no estudo das EQMs. Não obstante, a omissão de sua filiação religiosa é uma questão que compromete o fator imparcialidade, pondo em risco a credibilidade, o ponto de vista e a leitura dos dados apresentados por parte de uma fração dos espectadores.

Gray e Radtke adotam uma estética cinematográfica para a condução da narrativa, utilizando reconstituições exageradas e efeitos visuais dignos de filmes contemporâneos de ficção científica. Embora essa pirotecnia possa dar peso ao apelo visual pelo filme, também pode comprometer a assimilação real do conteúdo das experiências narradas, por parte do espectador.

As entrevistas com indivíduos que passaram por EQMs prestam seus testemunhos através de insights absurdos, tal como o depoimento de uma "humilde profetisa" que afirma ter recebido instruções divinas durante sua experiência, pondo em xeque a objetividade e a credibilidade do documentário.

A mensagem final que lamenta a falta de crença no céu tangencia o apelo emocional enquanto afasta e essência do documentário de uma conclusão fundamentada em evidências sólidas. Além disso, a interrupção dos créditos finais por uma solicitação para comprar ingressos para outras pessoas, soa mais como tentativa de manipulação do público do que gesto de generosidade genuína.

Visando à justificativa da atenção a ser dada ao assunto, o filme carece de uma análise mais imparcial, baseada em evidências, em vez da manipulação do roteiro contemplando truques cinematográficos e apelos emocionais para satisfazer os chegados a manifestações fanáticas.

Resenha: psales e msenna

Comentários

Postagens mais visitadas